Como tudo começou?


TRABALHO EM DEFESA DA VIDA - 12 a 18 de novembro de 2011

           Encontro às 10 horas do dia 12 de novembro de 2011, no Ponto Missionário da Liberdade, com Teógenes e Ernande  de Caucaia – CE, para implantação da metodologia do “Trabalho em defesa da vida”. Foi feita uma rápida apresentação do trabalho realizado por eles na referida cidade cearense e dos benefícios que este trabalho proporciona , em vários aspectos, para quem o recebe e para quem o executa principalmente. Às 16 horas o MjPOP Liberdade e o Ernande  trocaram informações sobre suas respectivas metodologias, enquanto Téo ( Teógenes) e Marli dirigiam-se para a Rádio Projeção FM no bairro da Vila Rica para a apresentação do programa “A Voz Anglicana”.


           No dia 13 pela manhã aconteceu o 1º encontro ou módulo, que teve como tema “Vida, um olhar diferente” e como elemento místico o planeta. A partir da leitura de João 10:10 desenvolveu-se uma dinâmica para um melhor entendimento do que é ter vida em abundância. À tarde foi realizado o 2º encontro: “Conhecendo o trabalho voluntário em defesa da vida”, tendo como elemento a terra e com a leitura de I Coríntios 12:12-26, relacionando o funcionamento do corpo ao do planeta; da mesma maneira que o corpo sofre  com doenças, maus tratos,etc., o planeta também sofre  com os danos causados por diversos fatores.



          No dia 14 pela manhã, com a presença de Adalberto (Ordem dos Franciscanos) foram visitados seis prováveis incentivadores (Incentivador: vida (ser humano, meio ambiente, animal) que se encontra em situação de risco por motivos de doença, miséria, condições de moradia, drogas, maus tratos, degradação, poluição, etc.). À tarde foi realizado o 3º encontro: “Conhecendo melhor o incentivador”, com a leitura de Êxodo 3:7-8 e como elemento, a planta. Através da “Tabela de vulnerabilidade”, foi escolhido, pelas pessoas presentes às visitas, o incentivador (uma família composta por um casal e seus cinco filhos).
À noite, foi realizada uma visita por solicitação de uma pessoa enferma. Logo depois Fernanda (Caucaia – CE) chegou para juntar-se a Téo e a Ernande na apresentação da metodologia.



          Na manhã do dia 15, com o tema “Conhecendo o Elo, voluntários e cooperadores” e com a água como elemento, aconteceu o 4º encontro e logo depois a primeira visita por uma parte do grupo, ao incentivador escolhido, já levando algum alimento. À tarde algumas pessoas do grupo participaram da “Marcha contra a corrupção” que aconteceu no bairro de Boa Viagem no Recife; as outras pessoas que não participaram da marcha fizeram a segunda visita ao incentivador, também levando algum alimento. Téo, por motivo de trabalho, viajou para Caucaia e Fernanda ficou na casa do Bispo para viajar na manhã seguinte.


          No dia 16, pela manhã foram feitos contatos e agendamentos com prováveis parceiros nesta caminhada, como o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Jaboatão e a União de Moradores de Santo Aleixo. O 5º encontro se deu à noite e desta vez o elemento foi o fogo e a leitura foi a de Mateus 5:13-16.. Neste encontro foi discutido como trabalhar a metodologia em relação ao incentivador para um melhor aproveitamento do trabalho.


          No dia 17, pela manhã foi feita uma visita a uma pessoa necessitada. À tarde, saíram para contactar voluntários e convidar as pessoas para a Celebração do sábado, dia 19, para finalizar os encontros. Mais uma visita foi feita, desta vez com uma voluntária para cortar os cabelos de duas pessoas da referida família. À noite teve a participação em uma reunião com a União de Moradores de Santo Aleixo e moradores do bairro, quando reivindicavam da Prefeitura a continuação da pavimentação de uma rua. Ocasião em que foi agendada uma reunião com a diretoria da referida União de Moradores. Após a reunião, finalmente, na terceira tentativa, aconteceu o encontro com D. Maria da Pastoral da Criança e do Idoso, que já trabalha com as crianças da família escolhida.

         
          Na tarde do dia 18, encontro com a Assistente Social Cleide, coordenadora do CRAS Jaboatão e com a Assistente Social Raquel, técnica de referência da área de Santo Aleixo. À noite, mais uma reunião, com o Sr. Ramos, presidente da União de Moradores de Santo Aleixo.


          No sábado, 19, pela manhã reuniram-se para a formação definitiva do Elo (grupo de pessoas que assume a responsabilidade de planejar, executar e avaliar ações que afastem a ameaça de morte e promove a recuperação, os bons tratos, a preservação, a dignidade e a autonomia do incentivador) e do seu comprometimento com os demais membros e com o incentivador. À tarde mais uma visita ao incentivador, momento em que Ernande despediu-se desta família. Às 18 horas foi realizado um culto ecumênico para o encerramento do encontro, o envio e a bênção do Bispo Dom Sebastião ao Elo ( Raiana, Íris, Kádja, Marli e Walkiria), a despedida de Ernande  e os agradecimentos do Ponto Missionário da Liberdade a Ernande, a Téo e a Fernanda.  Após o culto foram à residência do incentivador para entregar os alimentos arrecadados.